Foto: Divulgação

A batalha para que os jovens baianos façam o título de eleitor continua. Até o mês de março, apenas 15% dos jovens baianos aptos a votar fizeram o documento. Esse é o menor número registrado desde 2004, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Bahia tem 488 mil jovens com 16 e 17 anos. Em janeiro, apenas 11% (55.810) tinha o título de eleitor. Em março o número chegou a 15% (73.931) do total de jovens aptos a votar pela primeira vez.

A média no estado fica abaixo do resto do país. De janeiro a março, o país ganhou mais de um milhão de novos eleitores. Na eleição passada, foram emitidos menos de 900 mil novos títulos. O secretário de eleições do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), Victor Xavier, ressalta que existem os jovens não precisam sair de casa para emitir o documento. Atualmente, o processo pode ser realizado de forma virtual pelo site do órgão.

Para tentar reverter o quadro, artistas como Anitta e Luísa Sonza, além de grandes mobilizações nas redes sociais promovidas pela Justiça Eleitoral na internet, tem tentado chamar atenção dos jovens. Os jovens têm até o dia 4 de maio para tirar o título e votar nas eleições que acontecem em outubro.

Fonte: BNews/Blog PNB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.