Foto: Reprodução/Otávio Santos/Secom/PMS

O prazo para aposentados e pensionistas do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) realizarem a prova de vida acaba no próximo dia 15 de agosto. Quem não fizer o procedimento pode ter o recebimento do benefício bloqueado.

Até terça-feira (2), 4.480 beneficiários já tinham realizado a prova de vida, o que equivale a  46,2% do público-alvo na capital, que é de 9.910 pessoas.

O procedimento deve ser feito exclusivamente por meio digital, no aplicativo Meu RPPS. De acordo com o diretor da Previdência, Daniel Ribeiro, o formato garante que os cidadãos consigam efetuar o procedimento, com agilidade e comodidade, já que evita deslocamentos até a sede do Fumpres, em Nazaré.

“A prefeitura inovou e trouxe conforto para os beneficiários, adotando uma tecnologia fácil e segura, com o aplicativo. Hoje é possível efetuar todo o processo em casa, na palma da mão. Mais de 40% dos beneficiários já realizaram o procedimento e estamos recebendo muitos retornos positivos”, reforçou.

Ribeiro alertou que também deve realizar o procedimento quem começou a receber o benefício este ano, antes do prazo de início da prova de vida.

Confira o passo a passo

Realizar a prova de vida obrigatória é simples. Através do aplicativo Meu RPPS, disponível para Android e iOS, o beneficiário vai efetuar um breve cadastro e enviar fotos da frente e do verso de um documento de identificação, além de fazer fotos do próprio rosto, para validação biométrica.

O recomendado é que o cidadão faça a foto sem acessórios, como boné e óculos, para não prejudicar a identificação facial.

É preciso também atentar ao documento usado, já que ele precisa conter o número do CPF. Caso contrário, a foto do cartão do CPF deve ser tirada ao lado do documento de identificação. O procedimento, que tem poucas etapas, leva em média três minutos para ser finalizado.

No site do Fumpres é possível ainda assistir a um tutorial em vídeo com o passo a passo para realizar o procedimento, ou fazer o download da versão impressa das orientações.

Para outras dúvidas e informações, é possível entrar em contato com o setor de Cadastro e Orientação, do Fundo Municipal de Previdência do Servidor, por meio do telefone (71) 3202-3490 ou através do e-mail previdencia@salvador.ba.gov.br.

Fonte: Muita Informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.