Imagem: TSE

Começará a ser veiculada neste sábado (26) a propaganda partidária gratuita nas emissoras de televisão e rádio. De caráter nacional, será das 19h30 às 22h30 ás terças-feiras; quintas-ferias e sábados ficará por conta de iniciativa dos partidos. O primeiro partido político a ser veiculado, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). Já 1º e 10 de Março, respectivamente serão PDT (Partido Democrático Trabalhista) e MDV (Movimento Democrático Brasileiro). No site do TSE, é possível verificar o calendário referente a ordem dos partidos.

Contudo, serão 305 minutos de propaganda divididos entre os 23 partidos, mas o PT (Partido dos Trabalhadores); MDB (Movimento Democrático Brasileiro); PL (Partido Liberal) e o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira); terão uma extensão de tempo em 20 minutos e 40 inserções para cada partido. Fica proibido inserções sequenciais, pois o permitido será o intervalo mínimo de dez minutos entre cada uma delas.

Vale ressaltar que a propaganda partidária fica em exibição no primeiro e segundo semestre dos anos não eleitorais e apenas no primeiro semestre dos anos que existir eleição. O intuito deste tipo de propaganda é incentivar que os partidos se expliquem e promovam participações políticas com respectivas filiações. Já a propaganda eleitoral, que tem o objetivo de conquistar votos, será veiculada em agosto, de caráter nacional, sem precisar de algo formal na veiculação do horário eleitoral gratuito.

Por: Suilan Hagge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.