Foto: Reprodução

Alô, saudosistas, chegou a nossa vez! Pode parecer piada, mas não é: o Orkut está de volta! O site oficial da rede sociais mais popular da primeira década dos anos 2000 foi reativado na quarta-feira, 27 de abril, com uma mensagem misteriosa – em inglês e em português – de seu fundador, o engenheiro de software Orkut Buyukkokten. No maior clima de nostalgia, ele relembrou o lançamento da rede social, há 17 anos, e como ela alcançou mais de 300 milhões de usuários, antes de ser desativada de vez em 2014. O engenheiro destacou na mensagem que a rede social terá inovações: “E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.

O Google, que comprou a rede social em 2008, anunciou o fim oficial do Orkut em 2014 por questões estratégicas de mercado. Dois anos depois do fim do Orkut, Büyükkökten inaugurou a Hello, uma tentativa de trazer de volta a antiga plataforma, mas que nunca deslanchou, tendo apenas 1 milhão de usuários globalmente.

Ao mesmo tempo em que o site do Orkut foi reativado com a mensagem, a Hello foi desativada: “Estamos pausando as operações do Hello enquanto preparamos algo ainda melhor”, diz mensagem estampada na plataforma. Lançado em 2004, o Orkut chegou a ter 30 milhões de usuários ativos somente no Brasil, uma parcela considerável da população do país com acesso à internet na época. O site funcionava como um misto de página pessoal e uma estrutura de fóruns, as comunidades – a grande sacada – onde pessoas com interesses comuns se reuniam. Vale destacar que o retorno do Orkut acontece logo depois que Elon Musk ter fechado o acordo para ser o dono do Twitter.

Fonte: O Fuxico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.