Foto: Getty Images/Reprodução

Quem mora em um imóvel alugado é obrigado a declarar o valor pago anualmente de aluguel no Imposto de Renda. No entanto, essa despesa não ajuda a reduzir o imposto a pagar nem aumenta a restituição. Por outro lado, se você deixar de declarar o aluguel pago, pode ser multado pela Receita Federal em 20% do montante de aluguel que deixou de ser informado no ano passado.

A Receita Federal obriga você a detalhar o aluguel pago para cruzar essa informação com a declaração do proprietário do imóvel e, desta forma, acusar se houve sonegação de renda por parte dele. Se você é dono de imóvel e recebe aluguel, veja nesta outra matéria como declarar essa renda e como pagar os impostos devidos.

Veja como informar aluguel pago na declaração: O valor total de aluguel de um imóvel pago no ano passado deve ser declarado na ficha “Pagamentos Efetuados”. Localize essa ficha no menu do lado esquerdo da janela de preenchimento do IR 2022. Clique em “Novo”. Em seguida, selecione o código “70 – Aluguéis de imóveis”. Informe o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel e, em seguida, o nome da pessoa ou empresa. No campo “descrição”, informe detalhes do contrato de aluguel e do imóvel, se é uma casa ou apartamento, e o endereço. Em seguida, preencha o campo “valor pago”. Informe apenas o total de aluguéis pagos ao proprietário do imóvel no ano passado. Se você também paga o condomínio e/ou IPTU, não some esses valores no aluguel. Clique em “OK” para concluir o preenchimento.

Trabalhador autônomo pode lançar aluguel no livro-caixa: A única situação em que o aluguel pago permite reduzir a base de cálculo do imposto de renda é para o trabalhador autônomo que faz escrituração de suas despesas em livro-caixa. Se o trabalhador autônomo paga o aluguel de uma loja ou espaço comercial, ou trabalha em casa, pode lançar essa despesa no livro-caixa e deduzir de suas receitas, comprovando que o aluguel se trata de um gasto essencial para o desempenho de sua atividade.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.