Foto: Info Escola

“Ajustar as contas com o leão” é um modo popular de falar sobre a Declaração de Imposto de Renda . Mas afinal, de onde veio a associação entre leão e imposto de renda? A resposta é: de uma das mais bem sucedidas campanhas publicitárias do Brasil.

No final de 1979, a Receita Federal buscou uma agência de publicidade para fazer uma campanha divulgando o tributo. Depois de muitas propostas, decidiu-se pela imagem do leão, considerando-se que o animal tinha quatro características muito importantes: 1) é o rei dos animais, mas não ataca sem avisar; 2) é justo; 3) é leal; e 4) é manso, mas não é bobo.

O governo queria, com isso, passar o recado que não seria tolerante com a sonegação.Leão acabou virando sinônimo não do imposto, mas da própria Receita Federal. Literalmente. Os dicionários, como o da Academia Brasileira de Letras, incluem na descrição do animal, significados como “órgão encarregado da arrecadação do imposto de renda”.

Dúvidas na declaração

A temporada de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2022, ano-base 2021 começou na segunda-feira (7) e vai até e 29 de abril deste ano. Cerca de 31 milhões de contribuintes deverão acertar as contas com o leão. Neste ano, o acerto de contas com o leão tem algumas novidades. A Receita Federal ampliou o acesso à declaração pré-preenchida e alterou algumas fichas do programa IRPF 2022.

Fonte: Infomoney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.