Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), inicia, na segunda-feira (11), mais uma etapa da Operação Semana Santa. A iniciativa foi deflagrada no último dia 28 nas principais feiras e mercados de Salvador, com o objetivo de verificar as condições de oferta e os valores cobrados nos produtos mais procurados desse período, como camarão, bacalhau, azeite de dendê e amendoim.

Os agentes visitaram a Feira de São Joaquim, a Ceasa do Rio Vermelho, o Mercado do Peixe, a Feira das Sete Portas, a Feira do Ogunjá e alguns supermercados. Dos 86 estabelecimentos vistoriados, a Feira de São Joaquim apresentou as melhores ofertas para os seguintes itens: azeite de dendê, amendoim, camarão seco, camarão fresco, castanha, peixe pescada amarela, peixe castanha, peixe cavalinha, peixe corvina, peixe vermelho e quiabo.

Nesse retorno, a partir de segunda, os preços serão comparados e os estabelecimentos passarão por novas vistorias para verificar o armazenamento dos produtos, informação de preço, presença do Código de Defesa do Consumidor, validade e higiene do local. Os agentes estarão em atuação até a quarta-feira (13).

O diretor-geral do órgão, Humberto Viana, falou sobre a importância de o cidadão fazer pesquisas antes de comprar e, também, de estar atento aos próprios direitos. “Para economizar, o cidadão precisa criar o hábito de pesquisar e comparar preços. Além disso, o cidadão precisa ser um fiscal dos seus direitos, verificando a regularidade do estabelecimento, integridade do produto e, em caso de irregularidade, saber que deve acionar a Codecon”, reforçou.

Fonte: Muita Informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.